12 janeiro, 2015

Praga

Ao visitar a cidade de Praga, capital da Republica Checa, sentimos uma mistura de charme da idade média com efervescência cultural, daí também ser muitas vez descrita como uma cidade mágica.
Não importa a época do ano, pois centenas de turistas de diversas partes do mundo, como Alemães, Russos Italianos, etc. lotam as ruas razoavelmente limpas, o que me fez pensar que visitar Praga está na moda. A cidade deve ser explorada a pé, para que possas apreciar cada detalhe, e sempre a olhar para cima, pois os detalhes da arquitetura são encantadores.




Preparação da Viagem

ALOJAMENTO:

No que diz respeito ao alojamento, posso afirmar de que não é assim tão difícil quanto isso fazendo uma boa pesquisa, pois tratando-se esta de uma capital de certa forma acessível no que diz respeito ao seu nível de vida, também os hotéis são relativamente acessíveis, no entanto acho que te deves preocupar com o procurar um hotel/alojamento no centro, pois se tal como eu visitares a cidade em pleno inverno, convém estar sempre minimamente próximo para o caso de alguma mudança no estado do tempo, apesar de não ter apanhado dia nenhum de chuva, mas apanhei temperaturas abaixo de 0ºC.
Deixo na mesma uma pequena dica sobre o Hotel onde estive alojado que muito sinceramente recomendo seriamente, e que sem sombras de duvidas, numa próxima visita a Praga, será a primeira pesquisa a fazer, pois para toda a qualidade no serviço e condições de alojamento, ainda completa com uma bar no rés do chão e no andar inferior uma discoteca, tudo isto de livre acesso para os hospedes do hotel.



    
  >> Hotel U Zlatého Stromu

Ao ter ficado hospedado neste hotel com a melhor relação qualidade preço que alguma vez encontrei, fez com que na minha viagem tudo tivesse corrido ás mil maravilhas.









TRANSPORTES / TRANSFERES

No que diz respeito ao transportes, Praga é de muito fácil acesso. Após a chega ao aeroporto e se queres ir para o centro da cidade o mais fácil é o AE - Airport Express após isso já deves ter contigo um pequeno mapa para que te possas deslocar para o teu alojamento, que se estiver situado por o centro da cidade também a pé é tudo de muito fácil acesso, daí referir que já deves ter um mapa ou uma espécie de mapa que dê para um desenrasque assim que lá chegares.




GUIA DE VISITA

Tal como aconteceu em todas as outras viagens, nesta não podia ser excepção a pesquisa de um passe turístico, que me permitisse ter as entradas nos museus, os transportes e até alguns descontos na restauração. Então o que recomendo para quem vai visitar Praga é o Prague Card, que reúne uma serie de condições, tais como:
- Transportes Públicos;
- Airport Express;
- Autocarro Turístico (2 horas de viagem por toda cidade);
- Entrada no Castelo de Praga;
- Guia Turístico;
- 50 Atrações Turísticas;
Se for a tua primeira vez em Praga, acorda cedo para explorar tudo o que a cidade tem a oferecer. Aproveita o café da manhã do hotel, mas não te preocupes em “levar fruta para comer depois”, pois comer e beber em Praga é relativamente barato, e sem dúvida tens que experimentar a culinária local, que é um pouco pesada mas extremamente apetitosa, não sendo de todo apropriada para vegetarianos.

Até por uma questão prática o melhor inicio que se pode dar ao roteiro em Praga é começar mesmo por visitar o Castelo de Praga, e se gostares de andar a pé sem duvida que vais poder apreciar melhor  tudo o que há para explorar em Praga. No entanto há sempre a possibilidade de poderes evitar as caminhadas e podes apanhar o elétrico.

Antes de chegares ao Castelo de Praga inevitavelmente vais passar por um outro ponto emblemático em Praga, a famosa Ponte Karlov esta é a ponte mais antiga de Praga e a segunda da Republica Checa. Encontra-se sobre o Rio Moldava, fazendo a travessia entre a Cidade Velha e a Cidade Pequena, decorada com 30 estátua situadas de ambos os lados e 3 torres, uma do lado da Cidade Velha e as outras duas na Cidade Pequena. Entre outros momentos de fama um dos que talvez tivera mais impacto a nível mundial foi ter servido de cenário para a rodagem do filme "Missão Radical - XXX" como protagonistas desse filme teve atores como Vin Diesel e Samuel L. Jackson.




Na chega ao Castelo de Praga, um dos "edifícios" mais imponentes é a Catedral de São Vito que demorou quase 600 anos para se terminar a sua construção. No entanto esta é ladeada com mais pontos emblemáticos, os quais também não podes perder a oportunidade de os conhecer tais como:

- Antigo Palácio Real;
- Convento e Basílica de São Jorge;
- Rua do Ouro;
       A Rua do Ouro é uma vila de casas minúsculas onde moravam ourives e antigos operários do castelo. Reza a lenda que ali residiram alquimistas que buscavam, entre outras coisas, a fórmula para transformar metais em ouro. Mais tarde, a vila virou um reduto de artistas que buscavam inspiração


- Palácio de Schwarzenberg;
- Capela de Santa Cruz;
- Palácio de Salmovsky;



Depois de visitares todo o recinto envolvente do Castelo de Praga, e estando já de regresso á Cidade Velha ou Old Town, tens que obrigatoriamente esperar por o acertar de uma hora junto ao famoso Relógio Astronômico Medieval, tendo também a oportunidade de poder subir á torre do município com 70 metros de altura e apreciar uma maravilhosa vista sobre o centro histórico de Praga.



 
 Ainda aqui pode visitar outras duas atrações, são a Catedral Týn e a Igreja de São Nicolau.
 
Uma breve caminhada a partir da praça leva até o Convento de Santa Agnes, que na minha opinião é um dos locais mais interessantes da cidade. Nele há um museu que exibe uma bela coleção de arte medieval da Galeria Nacional Checa. A entrada principal fica na U milosrdnych 17, uma rua muito deserta e escondida. Por isso é bom prestar atenção no mapa para não se perder.
A minha sugestão seguinte é a região do Bairro Judeu (Josefov), a poucos metros do convento, onde é possível visitar a Velha/Nova Sinagoga, a Sinagoga Espanhola e também o Velho Cemitério Judaico. Os bilhetes permitem conhecer todo o complexo, ou apenas algumas das suas atrações.

Aproveitando que você próximo ao rio, não deixe de fazer um passeio de barco. Há diversas empresas oferecendo este serviço. Alguns passeios são rápidos ou então os mais longos com direito a refeições.