07 abril, 2016

Dubai | Em Modo Low-Cost

Parece um contras senso, falar na palavra Low-Cost quando estamos a falar do Dubai, cidade onde o termo "impossível" não existe.  
Transporte
Aqui, talvez seja o principal problema, pois em quase todas as companhia aéreas o preço da viagem para o Dubai não é propriamente barato. No entanto podes efetuar as pesquisas das tarifas dos voos, por as seguintes companhias: Emirates Airlines, Air France, ou KLM. Estou apenas a referir estas companhias por um unico motivo, é que como em qualquer situação terás de fazer escala antes de chegar ao Dubai, com estas apenas fazes uma escala ao contrario das outras companhias, em que fazes no mínimo 2 escalas antes de chegar ao teu destino final, o Dubai.

Relativamente aos VISTOS tens no link a informação que necessitas, já te adianto que se és português estás dispensado de o tirar antes de partir. Basta desembarcar do seu voo no Aeroporto Internacional de Dubai e seguir para a Imigração, onde o passaporte será carimbado com um visto de 30 dias.

Após aterrar no Aeroporto Internacional de Dubai, é tudo muito pratico e de fácil acesso, tens o Dubai Metro que abre ás 6h da manha (a.m.) e encerra á 1h da manha (a.m.), (com exceção da sexta-feira que abre apenas ás 13h (1h p.m.)) e está mesmo á porta do aeroporto com acesso por o seu interior.

Tem atenção que no metro existem algumas regras a respeitar no que diz respeito ao civismo, mas mais importante é reparar se estás a entrar na carruagem correta, uma vez que existem carruagens exclusivas para as senhoras.


  
Quando ir

A melhor época do ano para viajar é entre Novembro e Março, quando as temperaturas estão mais brandas. Após isso, o calor fica muito intenso. Viajei para o Dubai na 1ª semana de setembro e posso dizer que sempre que saía á rua parecia carregar mais 50Kg no ombros, de tão abafado que era. Já para não falar que nas primeiras horas do dia andei a caminha por a rua com temperaturas de 42º C e passado uma ou duas horas estava a desesperar por estar a ficar desidratado e não conseguir encontrar nenhum estabelecimento aberto.
Evita também ir na época do Ramadão, que é quando islâmicos fazem jejum para purificar a alma, Eles só comem antes do sol nascer e depois dele se pôr. Durante o dia, nadinha, nem água! Ele acontece no nono mês do calendário islâmico, e pode cair em qualquer época do ano, portanto trate de se informar quando é que este ano acontece o Ramadão.
 O que visitar
 

Burj Khalifa

O maior prédio do Mundo, com 828 metros, ultrapassando o antigo World Trade Center, nos EUA, que possuía 417metros.
Aqui não podes deixar de aproveitar a oportunidade para cometer uma das loucuras e jantar no restaurante mais alto mundo, o At.mosphere, não é local para se fazerem todas as refeições mas se tiveres oportunidade não a desperdices, o valor médio por refeição por pessoa ronda os 100€, mas acredita que não te vais arrepender depois de te deparares com a vista que tens.



Fonte de Dubai

Produzida pela mesma empresa que fez a Fonte de Las Vegas, do Hotel Bellagio, só que maior!
Não se esqueça de marcar a sua presença com alguma antecedência pois como deve imaginar vai lá estar gente que nunca mais acaba, se não vir logo á primeira deixe-se ficar para a segunda que acontece passado 20 minutos e nesse tempo procure um bom spot para admirar o espetáculo das luzes e da água.


Palm Jumeirah | The Palm Atlantis

É mais um dos hotéis luxuosos do Dubai, um dos fatores que o diferencia de outros também luxuosos é o parque aquático Aquaventure, o Dolphin Bay, onde você pode nadar com os golfinhos e o aquário Lost Chambers.



Souks | Mercados

Aqui podes encontrar especiarias, tecidos, tapetes, lembranças e ouro, muito ouro!


Museu do Dubai

O museu mostra a história do Emirado e sua evolução através das décadas.  Irá encontrar dioramas coloridos e exposições que exibem a vida quotidiana na época anterior à descoberta do petróleo.



City Sightseeing Dubai

Em resumo do que podes visitar no Dubai, tratando-se este de um destino de alguma excentricidade, e respeitando as diretrizes iniciais deste post, em que tinha como objetivo demonstrar que também se pode visitar o Dubai de uma forma Low-cost, considero que a aquisição do bilhete de autocarro da
City Sightseeing Dubai, proporciona uma experiência única em autocarros abertos de dois pisos. Os autocarros turísticos hop-on hop-off combinam excursões com transporte, permitindo-lhe planear o seu itinerário. As excursões permitem-lhe conhecer a diversidade do Dubai, desde os incríveis arranha-céus ao paraíso mágico ao longo da zona costeira. 



Alojamento

Neste campo temos que ter uma especial atenção uma vez que não é um tema em que não é fácil conseguir conciliar os três aspetos mais importantes (localização, preço e qualidade), no entanto quando digo difícil não digo impossível.
Assim, tentando conciliar um alojamento económico com alguma vida noturna ou momentos de lazer, acho que devem começar a fazer os vossos filtros pela zona de Diera e Old Dubai, pois apesar de estarem fora da zona mais excêntrica da cidade os transporte públicos, mais concretamente o metro, tornam tudo muito próximo. Se quiserem arriscar numa reserva mais vanguardista aconselho a zona Al Baraha, ficando relativamente próximo da Praia, do Mall of Dubai e do Metro.
Na minha experiencia no Dubai, fiquei hospedado no "Ibis Mall Of The Emirates", o que me deixou de facto bastante satisfeito com a escolha, pois a localização era muito boa, bem como o serviço e staff do hotel.
Numa opinião pessoal aconselho a estadia pois tem uma ótima relação Qualidade/Preço/Localização

Cuidados a ter 

Roupa apropriada
Uma vez que se trata de um emirado muçulmano, é preciso observar alguns cuidados com a indumentária, ou seja, devem evitar-se trajos demasiado curtos e abusivos, pois são considerados ofensivos. No entanto, no Dubai possibilita-se aos turistas um código de vestir bastante relaxado, nomeadamente nas áreas balneares.

Deve evitar
Fotografar mulheres (estritamente proibido) e edifícios governamentais convém não ser muito revelador do que está a fazer, consumir bebidas alcoólicas diante de muçulmanos (exceção nos hotéis, bares, discotecas e restaurantes que as sirvam), fotografar cidadãos nativos dos Emirados Árabes Unidos sem pedir autorização.

Para os mais indecisos deixo algumas fotos para ver o que estão a perder








Espero com isto ter sido útil para te proporcionar a oportunidade de conhecer o Dubai.

“A palavra ‘impossível’ não está no dicionário dos líderes. Por maiores que sejam os desafios, uma fé e uma determinação sólidas irão ultrapassá-los.”

A frase é de Mohammed bin Rashid Al Maktoum, primeiro-ministro do Dubai e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos.

Agora tu, aproveita a vida sonhando em viajar e viajando para te libertar