27 junho, 2016

Francesinha em Forno a Lenha - Quem provou foi á Lua e voltou


Este fim de semana foi mais um em que procurei descobrir algumas das iguarias gastronómicas que nos rodeiam no nosso tão belo e humilde Portugal.
 
Por incrível que possa parecer não precisei de fazer mais que 1 Km para encontrar a melhor Francesinha em Forno a Lenha. Sei que posso ser suspeito por o facto de estar a falar por um estabelecimento da minha área de residência, no entanto já mais me passaria por a cabeça fornecer informações erradas aos meus seguidores principalmente aqueles que também tem bom gosto pela nossa gastronomia e principalmente no que diz respeito a uma iguaria como a Francesinha em que o segredo principal passa por o molho.
Como podem comprovar pela foto, este é o método tradicional utilizado na confeção da Francesinha em Forno a Lenha.
 
Os Ingredientes utilizados:
- Pão
- Queijo
- Fiambre
- Bife da Vazia
- Salsicha Fresca ou Linguiça
- Ovo
- Molho (cujo o segredo fica ao cuidados dos deuses)
 
Acompanhantes:
- Batata frita
- Uma Boa Cerveja Fresquinha

Sem duvida que já provei vários tipos de Francesinha e com vários métodos de confeção e também encontrei nelas algo que me despertasse a atenção pela sua qualidade, no entanto o método utilizado por o Sr. Joaquim Ribeiro (conhecido também por os seus clientes habituais como "O Nosso Quim") do Café Ancora D'ouro é sem duvida a melhor Francesinha que já tive até hoje a oportunidade de provar e degustar.
Podia talvez estar a aqui a tentar adjetivar de forma positiva os diversos sentimentos que esta Francesinha me fez sentir, mas não encontro adjetivo suficientemente explicito para poder explicar a qualidade desta iguaria. Posso apenas repetir-me a dizer que é a Melhor Francesinha que comi até hoje.
 
Relativamente ao espaço/estabelecimento não te deixes enganar por o aspeto de café/snack, pois no fundo tem uma salinha recentemente também ela renovada para poder acolher os seus clientes e proporcionar-lhe um bom momento num cantinho bastante acolhedor e arranjado.
 
Se não és um adepto fanático por este género de gastronomia, também não encares isso como um possível problema. Basta referir isso mesmo ao telefone com o proprietário do estabelecimento a quando da tua reserva e vai logo te apresentar a alternativa de um prego em pão (também ele famoso) ou uma pizza em forno a lenha (a primeira especialidade da casa), e sim falei em reserva pois apesar de ser um meio relativamente pequeno devido á sua qualidade e fama podes ter a infelicidade de chegar e ter as mesas ocupadas e ter que esperar por uma vaga para provares esta Iguaria dos Deuses.
 
 
Se mesmo assim esta descrição no mapa não for suficiente as coordenadas para o GPS são:
 
Latitude: 41.301663868826715
Longitude: -8.145921886098221
 
Breves Referências:
As Francesinhas em Forno a Lenha apenas são servidas em véspera de feriados, feriados, Sexta, Sábado e Domingo. Em qualquer dos outros dias terá que fazer reserva.
 
Contacto: 255 483 155
 
"Não há Francesinhas boas nem más, há as Francesinhas que O Nosso Quim faz..."