22 dezembro, 2016

Portugal de Lés a Lés


Aliar a fotografia às viagens é imprescindível. Por muito que se experiencie uma grande aventura, estando presente de corpo e alma, e aproveitando tudo o que um determinado lugar tem para nos oferecer, quando voltamos às nossas raízes só nos restam as memórias. E as fotografias representam exatamente isso.

Quando comecei a viajar pelo mundo, sabia que não deixaria de ter vontade de explorar aquilo que é nosso. A verdade é que conhecer Portugal pode levar anos, pois todos os recantos têm histórias incríveis, de grandes feitos e brilhantismos. Em todos os lugares, mesmo os mais remotos, respira-se cultura. E, curiosamente, em todos eles é possível captarmos imagens de cortar a respiração, que só provam que o nosso país é um dos mais encantadores para se viver. Para o provar, aqui ficam alguns exemplos:

  Norte de Portugal


Ponte de Ponte de Lima






A Ponte que se ergue sobre o rio Lima, também conhecida como a Ponte Velha, é um dos pontos mais importantes da vila de Ponte de Lima, situada no distrito de Viana do Castelo. Constituída por um troço romano e um medieval, a Ponte Velha já não se encontra completa (teve uma torre em cada uma das suas extremidades), no entanto, o seu esplendor ainda perdura pelos dias de hoje.

Santuário de Santa Luzia









Viana do Castelo é uma cidade riquíssima em história e tradições, mas o Santuário de Santa Luzia é um dos seus maiores focos turísticos. Situado no alto do Monte de Santa Luzia, este monumento, também apelidado de Templo-Monumento de Santa Luzia, foi construído especialmente em honra do Sagrado Coração de Jesus. E é tão imponente que, mesmo a vários quilómetros de distância, o conseguimos ver.


Bom Jesus de Braga



O Bom Jesus de Braga, ou Bom Jesus do Monte, é, provavelmente, um dos santuários mais conhecidos do país e da Europa, tanto mais não seja pela sua enorme escadaria, que tira o fôlego a qualquer um. Quem visita o local não pode ficar indiferente à sua grandeza e majestade, muito menos ao facto de reunir vários estilos arquitetónicos num só.
Castelo de Guimarães




No Norte de Portugal não poderia deixar de mencionar o Castelo de Guimarães, situado na nossa “Cidade Berço”. De facto, este é, historicamente, um dos mais importantes monumentos do país, pois diz-se que foi aqui que nasceu aquele que viria a ser o primeiro rei de Portugal e que viria a conquistar uma grande parte do território português aos mouros. E, se a história fala por si, as suas paisagens também o fazem.


Porto - Rio Douro


O rio Douro também não poderia faltar nesta lista. Experienciar as suas paisagens, quer em terra, quer num passeio de barco, é realmente memorável. Como se isso não bastasse, são ainda inegáveis as incríveis imagens que este rio, assim como os seus vales e a sua zona ribeirinha, proporcionam a qualquer fotógrafo, amador ou profissional.
 
Centro Norte de Portugal

Ria de Aveiro

Sabias que a Ria de Aveiro existe devido a um acidente geográfico? E que tem uma extensão de 45 quilómetros e uma largura de 11 quilómetros? Pois é, esta Ria tem tudo para ser considerada como uma das mais bonitas paisagens da costa portuguesa. Já para não falar de que está localizada na cidade que é vista como a Veneza de Portugal


Ruínas de Conímbriga




As Ruínas de Conímbriga vivem e respiram história. Localizadas perto de Coimbra, em Condeixa-a-Velha, estas ruínas representam os vestígios de povoações romanas, quando habitaram o território português séculos atrás. Neste momento, já constam da lista dos monumentos classificados como Monumentos Nacionais, portanto, não há razões para não as visitares e para não captares fotografias fenomenais.


Centro Sul de Portugal


Miradouro do Castelo de São Jorge


Entre tantos miradouros que podes escolher na cidade de Lisboa, este é um dos que oferece uma vista privilegiada sobre a cidade e também sobre o rio Tejo. Para além disso, para se ter acesso a este miradouro é necessário visitar o seu Castelo, logo, faz todo o sentido escolher este local como um dos destinos mais bonitos e interessantes da capital.


Ilha do Pessegueiro em Porto Covo


Em Porto Covo fica a Ilha do Pessegueiro, tão eternizada na canção de Rui Veloso. Com apenas 200 e poucos metros de largura, esta ilha é o verdadeiro ex-libris da Costa Vicentina, que, por si só, é maravilhosa de se ver e de se fotografar. Se gostas de fazer praia, tens sempre a opção de fotografar a ilha enquanto relaxas no areal da Praia da Ilha do Pessegueiro. Mas, se és explorador, aventura-te numa pequena excursão de barco até lá e garante que trazes as melhores fotografias! 

Sul de Portugal

Praia da Marinha

 


Portugal está repleto de praias lindíssimas, disso, não há dúvidas. A Praia da Marinha, em Lagoa, é uma das provas desse facto. O que distingue esta praia de uma comum é a sua imensa beleza natural (devido às suas rochas e túneis, que aqui são visíveis), a sua água translúcida e a sua tranquilidade. É o chamado paraíso na terra, e, como tal, deve ser visita obrigatória.



Cabo de São Vicente 


 

No extremo sudoeste do país, mais concretamente na vila de Sagres, encontra-se o cabo de São Vicente - e a Fortaleza de Sagres. Para além de todo o significado cultural que este local suporta, esta é uma zona onde as rotas marítimas entre o mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico se cruzam, e onde é possível ver o caminho dos barcos que partem com destino ao norte de África. Mais uma vez, junta-se aqui uma boa imagem a uma viagem inesquecível!



Com estes exemplos, creio que não restam muitas dúvidas quanto às vivências que podemos ter nestes locais e às imagens que podemos captar nos mesmos. Por isso, o que esperas para colocar já a mochila às costas e partires à aventura?