01 março, 2017

Castelo Rodrigo, Almeida & Piódão

À uns tempos para cá que tenho despertado em mim o facto de apresentar o Nosso Portugal aos demais turistas, sejam eles nacionais ou internacionais. Desta Forma iniciei este fim de semana uma rubrica sobre as Aldeias de Históricas de Portugal. Tendo como primeira paragem a Aldeia de Castelo Rodrigo, situada no Munícipe de Figueira de Castelo Rodrigo, e a Vila de Almeida no Distrito da Guarda, para finalizar o fim de semana, fizemos um desvio para visitar Piódão no Concelho de Arganil no Distrito de Coimbra.

Castelo Rodrigo
 
Aldeia Histórica - Castelo Rodrigo


Aldeia Histórica - Castelo Rodrigo

Castelo Rodrigo é no seu todo um verdadeiro espaço monumental que se presa e distingue pela conservação das suas Origens Medievais.
Em todo este museu, a céu aberto de Património Histórico é de destacar as velhas muralhas, as ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura, o Pelourinho quinhentista, a igreja matriz, e a cisterna medieval.

Mas de que servem as palavras se podem com algumas imagens constatar a verdadeira beleza natural da Aldeia.


Porta do Sol, Castelo Rodrigo  By Turista Pé Descalço


Palácio Cristóvão de Moura, Castelo Rodrigo  By Turista Pé Descalço
Palácio Cristóvão de Moura, Castelo Rodrigo  By Turista Pé Descalço


Palácio Cristóvão de Moura, Castelo Rodrigo  By Turista Pé Descalço

Igreja Matriz, Castelo Rodrigo - By Turista Pé Descalço

Igreja Matriz, Castelo Rodrigo - By Turista Pé Descalço

Rua da Misericórdia, Castelo Rodrigo - By Turista Pé Descalço
Em cada passo que dava por estes recantos do Nosso Portugal, cada vez mais constatava de que não necessitamos de viajar para fora para poder encontrar o é que realmente belo. Apesar de suspeito pelas muitas viagens que faço para fora do Nosso Portugal, eu sou completamente apologista de que já mais deveria-mos ir descobrir novas culturas, tradições ou cidades no exterior de Portugal, se não tivermos um bom conhecimento sobre o que é nosso. Nisso felizmente e muito devido ao espírito aventureiro e de descoberta dos meus pais, já tivera essa oportunidade, que hoje simplesmente querendo manter vivo esse conhecimento que me foi dado, voltando ás estradas de Portugal para relembrar e não deixar apagar as memorias que ainda me restam.

Comprovativo disso foi de que ao longo da viagem, ia muitas das vez dizendo à Diana do Diliciousblush, os locais onde já tinha estado ou parado para almoçar ou jantar. 


Sem duvida que esta foi a melhor maneira de começar esta nova rubrica, pois os meus olhos ficaram vislumbrados em cada recanto, pormenor ou gesto de simplicidade dos seus povos, que prestam um serviço público à cultura, contam histórias de outros tempos e estilos de vida dos nossos antepassados.





O único contratempo de toda esta beleza, é sem duvida o percurso que se tem de fazer para chegar. as estradas são bastantes sinuosas, onde devemos ter uma atenção redobrada para que nada de mal aconteça, e possamos assim desfrutar de uma visita e estadia em pleno.

Por falar em estadia, vou aconselhar para essa mesma estadia o mesmo hotel onde fiquei hospedado. 


"Escondido na Serra da Marofa, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, o Colmeal Countryside Hotel é mais que um hotel rural.
Situado num espaço rural, respeita na sua traça arquitectónica as características locais. Mas mais ainda respeita a tradição de bem receber com um novo olhar – o silêncio."

Citação do Site do Hotel 


 
Tudo funcionou na perfeição desde o momento da chegada até a hora do check-out.

Quando chegamos, e depois de duas horas e meia de viagem, sem ter tido tempo para parar e fazer alguma refeição, pois a recepção encerrava ás 24 horas e nós já saímos tarde de Amarante, a minha linda terra natal, tivemos a sorte de encontrar uma otima e simpática funcionaria, mais concretamente a Helena, que assim que soube que ainda não tínhamos jantado se prontificou, em colaboração com o cozinheiro, em humildemente arranjar uma solução para nós. Então aquelas horas, e já com a cozinha supostamente encerrada, conseguiu prepara 2 sopas, 2 tostas mistas e ainda laminar alguma fruta para a sobremesa, que por muito que possa realmente parecer algo básico para uma refeição, valeu pela preocupação em ser úteis para com os hospedes, mas que na verdade me fez sentir um verdadeiro Rei, pois estava mesmo muito bem confeccionado. 

Colmeal Countryside Hotel  -  Fotos do Hotel

Colmeal Countryside Hotel  -  Fotos do Hotel

Colmeal Countryside Hotel  -  Fotos do Hotel
Este é um hotel bastante recente, tendo apenas sido inaugurado ou hospedado os seus primeiros clientes em Fevereiro de 2016, tendo assim apenas um ano de exercício. Este hotel foi implantado sobre a histórica e desabitada aldeia do Colmeal.
A diversidade da sua herança cultural revela-se nas antigas habitações de xisto e granito dos pastores lusitanos, numa igreja do séc. XV, que pelo seu brasão e descendecia parece que era propriedade do bisavô de Pedro Alvares Cabral, e nas pinturas rupestres do período neolítico. Um cenário perfeito carregado de simbolismo e história.

Aqui encontra o que realmente precisa para se desligar do mundo. E ligar-se a si próprio.
 
Envolvente do Colmeal Countryside Hotel - By Turista Pé Descalço

Envolvente do Colmeal Countryside Hotel - By Turista Pé Descalço

Envolvente do Colmeal Countryside Hotel - By Turista Pé Descalço

Envolvente do Colmeal Countryside Hotel - By Turista Pé Descalço

Envolvente do Colmeal Countryside Hotel - By Turista Pé Descalço
Em Figueira de Castelo Rodrigo, podemos ainda visitar o Miradouro do Alto da Serra da Marofa.

Cristo Rei -Miradouro do Alto da Serra da Marofa

ALMEIDA

Vila de Almeida - Foto aérea
Esta é vila e sede do munícipe de Almeida, suportando nela uma uma gloriosa historia, como se poderá imaginar só pela imagem acima, onde apresenta uma fortificação em forma de estrela, sendo considerada a mais importante praça forte na fronteira entre o Tejo e o Douro.

Além da sua beleza natural pela sua conservação da historia e tradição podemos aqui visitar tambem:
  •   Palácio da Vedoria;
  •  Pelourinho de Castelo Mendo e de Vale da Coelha;
  • Igreja da Misericórdia;
  • Fortaleza da Praça de Almeida;
  • Casa Quinhentista;
  • Terreiro Velho;
  • Torre do Relogio;
  • Portas Duplas de São Francisco da Cruz;
  • Picadeiro D'el Rey;
Entre muitas outros marcos históricos da Vila de Almeida e consequentemente da historia de Portugal, como podem comprovar por algumas das imagens que deixo de seguida.











Neste Concelho encontrará uma rica e apreciada gastronomia que vai desde os famosos Enchidos e Queijos até aos diversos pratos concebidos à base de caça da região, como o são o "Coelho à Caçador" e o "Arroz de Lebre". 
No que toca a doçaria temos para oferecer o Pão de Ló, o Doce de Abóbora, a Marmelada, o Doce de Tomate e Cereja, a Bola Doce e a Bola Parda. Como acompanhamento não podemos esquecer a Ginja e a Jeropiga.

PIÓDÃO - FOZ D'ÉGUA

Antes de entrar no tema de Piódão, não posso deixar de fazer referencia ao parque da Praia fluvial de Loriga, que foi uma mera descoberta ao acaso e que surgiu após alguns enganos de percurso, mas que de facto valeu a 1000% pois deu para entrar mais uma verdadeira pérola do Nosso Portugal.

Praia fluvial de Loriga - By Turista Pé Descalço

Praia fluvial de Loriga - By Turista Pé Descalço

Praia fluvial de Loriga - By Turista Pé Descalço

Praia fluvial de Loriga - By Turista Pé Descalço
 Situada no curso da Ribeira de Loriga, que nasce no planalto superior da serra da Estrela, a praia fluvial de Loriga distingue-se por ser a única praia portuguesa situada num vale glaciário e pelas suas águas puras e cristalinas, muito procuradas e apreciadas por banhistas e cuja qualidade tem sido atestada pela atribuição do galardão de ouro, uma menção atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Esta praia foi também umas das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de Praias Fluviais


Falando agora da Aldeia de Piódão, que tem merecido o destaque por os mais diversos canais de divulgação e até mesmo pelos milhares de turistas que se deslocam até lá para visitar a Aldeia Histórica. 

A Aldeia de Piódão é considerada uma das mais bonitas do País, classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“.
Situada no Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor. 

Na minha sincera opinião não posso deixar de dizer que depois da desconfortável viagem que fiz para poder lá chegar, fiquei um pouco desiludido. Não porque seja diferente do que já tinha tido a oportunidade de ver por fotos de amigos, conhecidos ou órgãos sociais, que seja feio ou não tenha beleza natural.
Fiquei desiludido pela forte influencia particular que mesma tem, estando repleta de pequenas tabuletas onde faz mesmo referencia a propriedade privada, e que nos impede assim de explorar ainda mais a Aldeia. Alem disso e pela falta de conservação dessas mesmas entidades privadas, a aldeia neste momento transpira falta de conservação ou atenção pelas demais entidades privadas ou autárquicas. Prova disso é a indisponibilidade de se poder atravessar a ponte de madeira suspensa sobre a aldeia, pois a mesma mostra que está com grandes faltas de segurança pela sua degradação natural.

Mesmo assim nada me impediu de conseguir algumas fotografias onde ainda se pode ver a verdadeira beleza da Aldeia Histórica de Portugal.








Assim chegou ao fim um fim de semana com quase 700 Km's de percurso, mas que de facto valeu mesmo muito pelo conhecimento e descoberta. 

Se estavas na duvida sobre começar a visitar o Nosso Portugal, esquece as duvidas e faz-te à estrada porque a viagem é longa e o tempo é curto.

E tu já conheceste algum sitio em Portugal com uma Beleza Natural que te deixou com vontade de lá voltar? 
Deixa aqui alguma dessas dicas e logo que possa passarei por lá para mais um beldade comentar e fotografar...