15 janeiro, 2018

Aldeia de Lindoso



Aldeia Histórica de Lindoso
Está é uma das Aldeias Históricas de Portugal, uma das finalistas apuradas na categoria de Aldeias em Áreas Protegidas, juntamente com, Rio de Onor em Bragança.


A Aldeia de Lindoso, remonta ao reinado de D. Afonso III e foi palco de árduas batalhas, que afirmaram a independência nacional. Hoje em dia, tem no seu interior uma exposição permanente e interativa, que nos faz viajar ao longo dos séculos. Ao lado do Castelo salta à vista a impressionante eira dos Espigueiros, a maior do país, com cerca de 60 exemplares, o mais antigo do século XVIII. São o resultado de uma vivência comunitária, que unia os moradores numa única eira, retangular, com os seus pequenos “celeiros” – os espigueiros.

Aldeia Histórica de Lindoso
A freguesia para além do lugar do Castelo é composta também por mais dois lugares: Parada e Cidadelhe, em que devemos salutar Espigueiros de Parada na Eira do Tapado que datam dos séculos XVIII e XIX situados no lugar de Parada, lugar onde também podemos encontrar o refrescante Poço da Gola, e os Espigueiros de Cidadelhe que data dos mesmos séculos dos anteriores.
 

Siga pela A3 em direção a Valença. Saia ao Km 78 em direção aos Arcos de Valdevez. Após a portagem siga no IC28 em direção a Arcos de Valdevez/Ponte da Barca. Continua cerca de 16 km até ao final do IC28 onde encontrará uma rotunda. Vire à esquerda em direção ao Lindoso/Espanha. Siga pela N203 durante cerca de 22 km até chegar ao Lindoso.

Turista Pé Descalço - Autor & Fotografo

Na aldeia vai ainda encontrar várias casas típicas, de granito, que ainda resistem, e muitas delas foram recuperadas o que convidam a uma estadia, em formato de turismo, em pleno Alto Minho. Por fim, e para quem gosta de experimentar a gastronomia local, poderá deliciar-se com as papas de sarrabulho, rojões à moda do Minho, cozido à Portuguesa, cabrito assado, lampreia, truta, enchidos e presunto, vinho verde e mel.


Se estavas na duvida sobre começar a visitar o Nosso Portugal, esquece as duvidas e faz-te à estrada porque a viagem é longa e o tempo é curto.

E tu já conheceste algum sitio em Portugal com uma Beleza Natural que te deixou com vontade de lá voltar? 
Deixa aqui alguma dessas dicas e logo que possa passarei por lá para mais um beldade comentar e fotografar...