19 março, 2018

Malta - Roteiros & Dicas de Viagem


Guia de Viagem de Malta - Turista Pé Descalço

Antes de fazer referencia a qualquer atracão ou local em especial, convém informar de que o Arquipélago de Malta é composto por 3 Ilhas, MALTA (a principal), GOZO e COMINO todas elas com características muito diferentes e muito particulares, portanto agenda a tua viagem de forma a que poças visitar a 3 pois certamente não vais ficar arrependido.
Os tons dourados contrastam com os azuis profundos do mar Mediterrâneo, o que torna Malta num destino perfeito e interessante para passear, descansar e explorar!
Mas de que servem as palavras se podem com algumas imagens e relatos constatar a verdadeira beleza do Arquipélago.
 

 

Só mais algumas notas:


No que diz respeito a meteorologia, podes ficar descansado pois as condições climatéricas são perfeitas durante todo o ano, logicamente durante os meses de verão será mais propicio e ter a combinação perfeita para poder desfrutar das praias e da água cristalina de toda a costa do Arquipélago Maltês. 
Os Verões são quentes, a ultrapassar os 30°C, os Invernos são bastante suaves, com chuva apenas em dezembro e janeiro.



 
Nesta minha experiência por o Arquipélago de Malta, fiquei hospedado no Seashells Resort at Suncres na zona de Qawra. Infelizmente não posso dizer que tudo nesta estadia foi esplêndido, pois a distancia a que o mesmo se encontrava do Centro Urbano de Malta faz-nos perder algum tempo precioso para a exploração à ilha.
Seashells Resort at Suncres

Seashells Resort at Suncres

No que diz respeito ao complexo hoteleiro e sua envolvente foi uma óptima escolha, Classificando como um hotel de classe média alta e com uma otima relação qualidade preço. Fazendo apenas um reparo, de que poderiam ter um maior cuidado e brio na manutenção e conservação do mesmo.




No que diz respeito a este tópico, escusado será dizer de que apenas existe duas possíveis maneiras de chegar ao Arquipélago de Malta!? Avião ou Barco. ;-)
Uma vez que a ideia será chegar ao destino mais rápido possível por forma a ter tempo de explorar todos os cantos, aconselho vivamente a fazerem a viagem de avião.
Para quem viaja com partida de Portugal, a partir de dia 2 de Abril de 2018 já terá a Ryanair como companhia Low-Cost e com voos directos. Caso contrario terão que optar como eu por viajar na Lufthansa tendo que fazer escala em Frankfurt, e diga-se de passagem que é bastante agradável viajar nesta companhia quer pela qualidade, quer por o atendimento de excelência que os mesmos proporcionam durante o tempo de voo.
 

Já depois de aterrar, ai o transporte é bastante acessível e bem organizado, não obstante de fazeres uma pré rota para o dia que chegas por forma a não entrar no autocarro errado, ou então podes optar por a quando da reserva da tua estadia falares com o Hotel para que os mesmo providenciem os teus transferes para o Hotel pois normalmente conseguem melhores preços pelas parcerias que estabelecem entre eles.

 

 
Malta Public Transport

Agora que já pousas-te as malas e vais partir na descoberta de Malta, autocarro é o meio de transporte ideal para conhecer Malta.
Para além de serem muito baratos, são bastante económicos e vão a todo o lado, embora por vezes tenha de esperar um pouco por um. Aproveite por isso as viagens baratas para a ilha e vá à descoberta.
 
 
  • Popeye Village:
Popeye Village, By Turista Pé Descalço


Ou Sweethaven Village, como também é conhecida, é lugar ideal para passar um dia em família, e sim o DIA TODO. Só assim vão conseguir desfrutar e conhecer o Parque todo, pois ao longo do dia vão existindo varias actividades e teatros de Rua que nos contam como eram as historias que no víamos dos desenhos animados na televisão, pois obviamente, o tema deste parque temático todo é o universo dos filmes do Popeye the Sailor Men.

Popeye Village, By Turista Pé Descalço
 
Popeye Village, By Turista Pé Descalço


Popeye Village, By Turista Pé Descalço
  • Capital - Valletta:

A capital do arquipélago de Malta é uma zona repleta de fortificações como muralhas e torres, completando tudo isto com o famoso e icónico Forte de São Telmo.


Principal Cidade de Malta, By Turista Pé Descalço
Principal Cidade de Malta, By Turista Pé Descalço

 

  • St. John’s Co-Cathedral
A Igreja de São João, mais conhecida como Co-Catedral de S. João, é um local de visita obrigatória em La Valleta,

Co-Catedral de S. João, By Turista Pé Descalço
 
  • Passeio pelo Grand Harbour e Three Cities

 
 
Passear num "DGHAJSA", barquinho típico de Malta, com alguma semelhanças a uma gondola ou um moliceiro, mas um pouco mais compacto. Este é uma passeio bastante acessível podem faze-lo por apenas 2 euros permitindo-lhe chegar a Three Cities.
DGHAJSA - Barquinho típico de Malta
  •  Comino - Blue Lagoon
Esta é uma das atrações mais procuradas pelos turistas e nada melhor para descrever o que o próprio nome indica "Lagoa Azul".
Comino é uma das três ilhas maltesas e esta não é habitada nem dá para ir de carro. Para chegar, é preciso apanhar um ferry ou contratar um do muitos tours comercializados pelas demais empresas turísticas que podes encontrar pela cidade ou postos turísticos, que saem de dois pontos distintos: CIRKEWWA  e MARFA.
Comino - Blue Lagoon By Turista Pé Descalço

Comino - Blue Lagoon By Turista Pé Descalço


Comino - Blue Lagoon By Turista Pé Descalço

Blue Lagoon By Turista Pé Descalço
  • St. Julian’s
Saint Julian é um local de férias muito popular na costa de Malta. A pequena cidade mistura com êxito o encanto da aldeia com o seu centro turístico. Os praticantes de mergulho podem explorar os naufrágios através do Divewise Center. O renovado distrito de Paceville, uma antiga localização militar nos anos 30, é agora o centro da vida noturna de Saint Julian, com uma vastidão de restaurantes, bares e clubes.
 
St. Julian’s Malta - By Turista Pé Descalço
 

St. Julian’s Malta - By Turista Pé Descalço

OUTROS PONTOS DE INTERESSE:
  • SLIEMA;

  • ST. PAUL'S CATACOMBS;

  • ST. PETER'S POOL;

  • THE THREE CITIES - Vittoriosa, Cospicua e Senglea;
Grand Harbor - By Turista Pé Descalço
Cospicua - By Turista Pé Descalço

  • MALTA NATIONAL AQUARIUM;
Malta National Aquarium - By Turista pé Descalço
Malta National Aquarium - By Turista pé Descalço

Malta National Aquarium - By Turista pé Descalço
 
No que diz respeito á gastronomia maltesa não sabia nada a respeito, no entanto com o passar dos dias fui-me apercebendo de que, têm um sabor muito particular mas com uma variedade de influencias, desde influencia Italiana, Árabe e até mesmo Francesa.
 
Os pratos mais típicos são;
 
  • COELHO - Estando presente em quase todos os restaurantes este deve ser o prato que mais se come em Malta. O método de confeção tradicional é coelho cozido.
 
  • MASSAS - A influencia Italiana regista-se nestes pratos de massas, todos eles com muitas variedades de queijos á mistura.
 
  • ANTIPASTO MALTÊS - Este prato é uma combinação de vários ingredientes que se consomem muito em Malta, servidos todos juntos como se de umas entradas se tratasse. O prato é composto por linguiças locais + tomatinhos frescos + tomates secos + queijo de cabra fresco + bigilla (uma pasta típica maltesa feita com feijões) + pasta de pimenta + azeitonas. Tudo acompanhado de pão, pasta de tomate e azeite.
 
 
  • PASTIZZI – é o snack mais popular de Malta. Parece uma empanada ou um pastel, e os sabores mais comuns são: ervilhas, ricota e anchovas.
 
Espero com isto ter sido útil para te proporcionar a oportunidade de conhecer o Arquipélago de MALTA, se mesmo assim ainda ficaste com duvidas podes sempre deixar o teu comentário e as mesmas deixaram de ser duvidas e passaram a ser informações. 😎

Agora tu, aproveita a vida sonhando em viajar e viajando para te libertar, e lembra-te
o mundo é muito grande para a gente ficar sempre no mesmo lugar.